R11 Kart Indoor - Pista de kart no Shopping Market Place
R11 Kart Indoor - Pista de kart no Shopping Market Place

7 erros básicos no kart indoor


img - 7 erros básicos no kart indoor


Está começando no kart? Preparamos um guia do que não fazer para ser um piloto de sucesso.

Existem poucos esportes tão emocionantes quanto o kart. Andar de kart é sempre diversão garantida. Se você andar 100 vezes, com certeza vai se divertir em todas. E o segredo da emoção está em sempre andar o mais rápido que puder, algo que nos é limitado no dia a dia.

Obviamente, pilotar um kart é bem diferente do que dirigir um carro de rua, e existem alguns erros comuns que acabam dificultando chegar às altas velocidades. Se você conseguir evitar essas pegadinhas, pode ter certeza que seus amigos vão ficar lá para trás. E se caso não der certo, depois dessas dicas você estará apto a montar uma equipe de corrida.

1. Movimentar as mãos sobre o volante

Ao contrário do carro, o kart tem um volante bastante sensível, portanto mantenha sempre suas mãos na posição dos ponteiros do relógio "quinze para as três". Assim, você vai ter um controle mais preciso sobre o kart e vai conseguir corrigir eventuais escapadas com mais rapidez.

2. Pisar no freio suavemente

O freio no kart fica apenas nas rodas traseiras, ou seja, se você frear do jeito que freia com seu carro não vai dar certo. O melhor jeito de brecar o kart é fazendo simplesmente o contrário: você deve dar uma bela pisada no pedal até ele quase travar, e aí conforme vai chegando no ápice da curva, você vai tirando o pé aos poucos.

3. Entrar na curva muito cedo

Tem uma coisa que acontece bastante não só com os novatos, mas também com os mais experientes: entrar na curva antes da hora. Se você se deparar com uma bela escapada na saída da curva ou, se achar que está perdendo velocidade, tente tirar um pouco o pé antes de virar e procure pelo apex (linha ideal para contorno de curva) um pouco mais para frente.  Se você entrar certo, vai conseguir fazer o apex mais rápido, sem escapar na saída.

4. Esquecer de usar a pista inteira

O traçado de um circuito de corrida é definido pelas linhas brancas e pelas zebras. E seu uso é liberado! Utilize cada centímetro da pista para ir mais rápido. Quanto mais rápido você conseguir fazer cada curva, usando os limites do circuito, mais fácil será atingir velocidades mais altas. Use o máximo da pista que puder

5. Virar o volante de forma agressiva

No kart, precisão é a chave da velocidade e fazer os movimentos com suavidade tornam as coisas muito mais fáceis. Muitos pilotos inexperientes viram o volante com tudo e, muitas vezes, acabam saindo de frente - manobra conhecida como understeer, quando o kart entende que é para ir reto. Ao virar o volante do kart, faça de forma suave e gradativa. Acredite, você vai evitar surpresas. Imagine que tem um copo d' água no kart e você não pode deixá-lo cair.

6. Não olhar o suficiente para frente

Sentar em um kart pela primeira vez pode dar uma sensação estranha. Isso acontece porque os karts são colados no chão, fazendo parecer que tudo está bem mais rápido. As pessoas costumam "compensar" isso olhando somente para poucos metros à frente. Como regra, olhe sempre para um estágio à frente de onde você estiver. Basicamente, é igual ao que você faz na estrada. Tente enxergar o mais distante possível.

Parece bobeira, mas faz uma diferença enorme. 

7. Tentar sair do traçado

O circuito de kart pode intimidar um pouco aqueles que estão começando. E isso piora quando começam a aparecer pilotos experientes passando por você em velocidades que se parecem com as da Fórmula 1. Primeiro de tudo, lembre-se de que eles estão no ramo muito antes de você e não há motivo para que você não consiga andar no nível deles.Ou até melhor, se você praticar. Até isso acontecer, ignore os karts rápidos que passarem por você. É muito mais seguro concentrar-se na sua própria pilotagem e deixá-los encontrar seu próprio caminho. Assim, você será mais previsível e mais fácil de ser ultrapassado. Além disso, poderá descobrir onde você está perdendo tempo para eles.

E se o cara de trás for um piloto de F-1, calma!


Não se esqueça: ser um piloto rápido está totalmente ligado a pilotar melhor e não pilotar de forma mais forte. Portanto, tente conter sua animação quando chegar no circuito e faça sua velocidade crescer gradativamente. E acima de tudo: curta muito. Não é necessário se tornar um campeão de F-1, portanto, se divertir é mais importante que ser o melhor.


Fonte: https://www.redbull.com


Compartilhe





Coloque seu e-mail para receber nossa newsletter

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS